sábado, 6 de novembro de 2010

xena a princesa guerreira

Origens e história de transmissão
A série é um spin-off do programa Hercules: The Legendary Journeys, ou seja, derivou dessa série. De Fato, a saga de Xena na televisão começou com uma participação especial da personagem em Hercules durante três episódios, The Warrior Princess[1], em 13 de Março de 1995, The Gauntlet[2], em 1 de Maio de 1995, e Unchained Heart[3], em 8 de Maio de 1995, nos dois primeiros episódios Xena era uma das vilãs da série, mas no terceiro, ela se aliou com Hercules para derrotar o personagem Darphus. No roteiro original, Xena morreria no terceiro episódio, mas ela acabou fazendo sucesso com o público; os produtores já planejavam uma sequência para Hercules, a idéia de darem um programa à Xena foi do produtor Robert Tapert.
As gravações da série começaram em junho de 1995, em Auckland, na Nova Zelândia. O primeiro episódio da série foi ao ar em 4 de setembro de 1995 pelo USA Channel, a audiência estimada foi de 4.5 pontos em sindicação, audiência mantida no segundo episódio. A primeira temporada foi amadora e teve pouco orçamento, com câmeras e efeitos especiais de pouca qualidade devido ao fato dos produtores não acreditarem em seu sucesso; o último episódio da temporada foi ao ar em 29 de julho de 1996. A segunda temporada estreou em 30 de setembro de 1996 e acabou em 12 de maio de 1997. Com um expressivo aumento de audiência, que pulou para uam média de 6 pontos, durante essa temporada a série passou a dispor de mais recursos, contando com atores vindos de países como Estados Unidos e Canadá e uma equipe técnica mais audiência. O episódio #14 registrou 7.8 pontos de audiência, o récorde da série e também a primeira vez em que o programa liderou o ranking de sindicação.
A terceira temporada foi o auge do programa, que começou a ser vendido para outros países e também a ter as primeiras convenções. O primeiro episódio foi ao ar em 29 de setembro de 1997 e o último em 11 de maio de 1998. Com uma audiência em torno de 5 pontos, assumiu o segundo lugar no ranking, desbancando Hercules

Nenhum comentário:

Postar um comentário